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Contador: Use a tecnologia a favor do seu escritório

Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) existem mais de 318.000 contadores em atividade no Brasil e cerca de 200.000 mil técnicos em Contabilidade. Nesse exato momento, esses profissionais estão em plena atividade buscando atender seus clientes, pessoa física e pessoa jurídica, que têm a obrigatoriedade de entregar suas declarações de imposto de renda.

Quem é contador sabe bem que em todos os anos a história se repete. Seus clientes deixam para última hora as declarações, e esses profissionais são obrigados a correr contra o tempo para atender o prazo limite da Receita Federal.

A vida do contador, que já era apertada em tempos normais, sofre ainda mais em 2020. Justamente na reta final da entrega das declarações de imposto de renda, a nossa rotina mudou drasticamente com a pandemia do Coronavírus, e estamos desde a segunda quinzena de março nos adaptando ao trabalho remoto. Ainda que o prazo tenha sido prorrogado para 30 de junho de 2020, do dia para a noite estamos nos adequando a essa nova realidade.

É pauta de praticamente todos os eventos das associações de contadores do Brasil a tão falada transformação digital. De fato, esse é um setor que vem buscando entender e adotar essas mudanças. O ponto agora é que não estamos mais falando de transformação, estamos falando de transição acelerada para uma nova forma de operar, e raras são as empresas que estavam 100% preparadas para o momento único que estamos vivendo.

Grande parte dos escritórios de contabilidade já  acessam sites da Prefeitura, Receita Federal, Certificados Digitais e todo o tipo de consulta a servidores de informações que facilitam muito a vida, comparando ao que vivíamos há uns 10 anos. Muitos também possuem sistemas contábeis, servidores de arquivos e documentos em nuvem e essa enorme  lista de aplicações utilizadas no cotidiano.

O momento único que estamos vivendo nos impôs a quarentena, com a  impossibilidade de tocar as nossas atividades presencialmente. A partir daí, os escritórios de contabilidade precisam pensar o seguinte:

  • como manter a produtividade dos colaboradores de forma remota?
  • como atender o prazo de 30 de junho?
  • meu sistema contábil está em nuvem?
  • todos possuem acesso remoto à documentação dos clientes?

Todas as questões são de extrema importância e cada uma com a sua complexidade de resolução. Normalmente nos preocupamos com a nossa atividade fim, na redundância da escrita e, o contador se preocupa com a Contabilidade. Pois bem, nós aqui na IUNGO temos muitos escritórios de Contabilidade como clientes da nossa solução de PABX VIRTUAL e ficamos impressionados com a alta procura pelo nosso serviço da segunda quinzena de março de 2020 para cá.

Em conversa com todos, sem exceção, as questões eram sempre as mesmas:

  • manter a equipe trabalhando para atender os prazos da receita;
  • manter a comunicação de voz entre os ramais dos colaboradores;
  • fazer o número fixo da empresa ser atendido mesmo sem ninguém no escritório;

O que notamos é que, alguns desconheciam a solução de PABX VIRTUAL e outros, em algum momento, já tinham sido abordados por operadoras que comercializavam esse tipo de serviço, mas não tomaram decisão de mudança por não enxergarem valor na ocasião. Como o PABX é ferramenta e não o negócio, essas decisões sempre acabam ficando em segundo plano, mas agora é diferente, pois a questão principal é manter o número fixo da empresa em pleno funcionamento durante o período de entrega das declarações.

E foi assim que a HS Contábil, um dos clientes da nossa base, que já em 2019 havia entendido a necessidade da transformação digital também no PABX corporativo, colocou de maneira rápida seus colaboradores no trabalho remoto. Segundo a Gerente de Estratégias da empresa, Keila Martins, foi só levar os telefones IPs do escritório para casa e conectar na banda larga que os ramais já passaram a tocar remotamente sem nenhum outro tipo de intervenção.

“Além da facilidade do trabalho remoto, já havíamos nos beneficiado, mesmo com a atualização tecnológica do PABX, reduzimos nosso custo de telefonia em cerca de 20%”, diz.

O número de telefone corporativo ainda é a presença institucional das empresas para o mundo, seja em cadastros, em campanhas de marketing digital, cartões de visitas e o ponto de existência para a telefonia pública, seja ela fixa ou celular.

Muito mais que o número de telefone, soluções de pabx virtual viabilizam muitas outras possibilidades:

  • trabalho remoto
  • mobilidade
  • gravação de chamadas
  • matriz e filiais num único PABX
  • ligações ilimitadas para fixo e móvel e conta fixa ou mensalidade
  • renovação sem custo dos telefones IPs
  • conferência
  • siga-me
  • sala de conferência

Fonte: IUNGO | 24/04/2020.

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